Notícias

Pix automático: Banco Central adia lançamento para outubro de 2024

Entenda o que é a nova tecnologia que visa facilitar ainda mais os pagamentos


04/10/2023 19h25

O Banco Central divulgou, nesta quarta-feira (4), o adiamento do lançamento do Pix Automático. A tecnologia, anteriormente prevista para ser lançada em abril de 2024, agora será disponibilizada em outubro. O cronograma definitivo foi apresentado durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix, realizada na última terça (3).

De acordo com o BC, o Pix Automático tem o propósito de viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador.

Em comunicado, a autoridade monetária justificou que o adiamento ocorreu por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes e de questões organizacionais do BC.

Foto: Reprodução/Banco Central

“Para que o produto atenda às necessidades da sociedade, estamos desenhando um produto bastante flexível, de forma a atender empresas de todos os setores e portes, negócios físicos ou digitais, com múltiplas jornadas de ativação por parte dos pagadores, conforme a necessidade da empresa”, afirmou Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix.

Nessa multiplicidade de jornadas, a ferramenta utilizará os trilhos do próprio Pix e os trilhos do Open Finance (OF), fornecendo ainda mais competição na oferta de soluções às empresas.

No Fórum, também foram debatidas questões relacionadas à segurança do sistema, como a possibilidade dos aplicativos das instituições financeiras terem um canal de denúncias em caso de fraudes no Pix.

Leia também: Pix bate recorde ao registrar mais de 150 milhões de transações em um único dia


Entenda o que é o Pix Automático

Segundo o BC, a tecnologia poderá ser utilizada para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida, em que o usuário pagador dará uma autorização prévia, de forma que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação.


Veja serviços que poderão ser pagos pelo novo método:

- Serviços públicos (como água, energia e telefone);
- Assinatura de serviços (como internet, streaming, clubes e portais de notícias etc.);
- Pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde) e
- Serviços financeiros (como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio).

Após o lançamento do Pix Automático, o BC já possui uma agenda de estudos e aperfeiçoamentos do sistema de transferência instantânea, podendo incluir, inclusive, funcionalidades no serviço como a portabilidade das autorizações para usar a conta de outra instituição.

Leia também: Arthur Lira afirma ser contra PEC que estabelece mandato temporário no STF

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova projeto que regulamenta mercado de carbono no Brasil

Veja as remunerações mínimas de algumas profissões

Conheça cinco curiosidades sobre cachorros

O que é conselho tutelar?

CCJ do Senado aprova PEC que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo