O Roda Viva recebe a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar nesta segunda-feira (9). Recentemente, a médica tomou posse como Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), sendo a primeira mulher a ocupar a cadeira.
No programa, a médica responde sobre casos de assédio sexual no Hospital Vila Nova Star, envolvendo o clínico geral e cardiologista Antonio Carlos Lopes, de 78 anos. A informação foi divulgada com exclusividade pela Revista Piauí. O veículo entrevistou quatro enfermeiras que denunciaram o médico.
Ludhmila Hajjar cita o machismo e a cultura da violência como dificuldades para a denúncia das vítimas.
“Houve uma denúncia em relação ao comportamento do médico. Ele não é um médico contratado pela rede D’or, ele internava os pacientes no hospital. Diante das denúncias, está ocorrendo uma apuração ou sindicância interna e o médico foi afastado enquanto o caso é investigado. Eu me solidarizo muito com as vítimas”, afirma.
“Eu acredito que essa cultura de assédio sexual e de violencia só vai acabar com a cultura do silencio for banida. Cabe a nós, sempre, estimular que essas pessoas denunciem proativamente”, acrescenta.
A bancada de entrevistadores será formada por Daniela Tófoli, diretora editorial de marcas segmentadas da editora Globo, Lígia Formenti, editora de saúde do Jota, João Batista Jr., repórter da Revista Piauí, Leon Ferrari, repórter do jornal O Estado de S.Paulo, e Constança Tatsch, jornalista do jornal O Globo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS