O Roda Viva recebe a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar nesta segunda-feira (9). Recentemente, a médica tomou posse como Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), sendo a primeira mulher a ocupar a cadeira.
No programa, a médica responde sobre a queda no índice de vacinação no Brasil, principalmente entre as crianças. Ludhmila Hajja cita o negacionismo como uma das principais causas para o problema.
Em 2022, os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostraram que a taxa de vacinação infantil no Brasil caiu de 93,1% para 71,49%.
“É impossível olhar esse problema sem olharmos para o que aconteceu nos últimos quatro anos no Brasil. A sociedade foi vítima de um governo negacionista, que não só negou a ciência, como lutou contra a vacina, como desmontou o Ministério da Saúde e desalinhou o departamento de vacinação no Brasil. Nós tivemos fake news, comunicações erradas”, destaca.
“O problema não refletiu só nos números de mortes pela Covid, mas, hoje, a volta de doenças que nós não falávamos mais, porque a população não está sendo vacinada. Nós temos alguns desafios na saúde, e a vacinação é um deles. Agora, nós precisamos de um governo que se comunique adequadamente, precisa ser o centro do foco do ensino”, acrescenta.
A bancada de entrevistadores será formada por Daniela Tófoli, diretora editorial de marcas segmentadas da editora Globo, Lígia Formenti, editora de saúde do Jota, João Batista Jr., repórter da Revista Piauí, Leon Ferrari, repórter do jornal O Estado de S.Paulo, e Constança Tatsch, jornalista do jornal O Globo. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS