Chile e Paraguai pedem ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos que estão em Israel
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estavam em Israel pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira
11/10/2023 13h10
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil recebeu um pedido de ajuda do Chile e do Paraguai para que seus cidadãos sejam resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel.
Leia mais: Israel x Palestina: número de mortos nos últimos dias chega a 1,9 mil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na tarde da última terça-feira (10) com o presidente do Chile, Gabriel Boric.
A Presidência informou que foram tratados temas como "as boas relações entre os países", "conjuntura da América do Sul" e o "conflito entre Israel e Palestina e suas consequências trágicas para a população civil".
A operação para resgatar brasileiros na área do conflito foi anunciada no domingo (8). Além dos aviões que já decolaram, a Força Aérea Brasileira informou que mais quatro aeronaves estão prontas para a missão.
A aeronave KC-30 deixou Tel Aviv ainda na última terça-feira (10) e levou 211 passageiros. Até o próximo domingo (15), outros cinco voos com o objetivo de buscar brasileiros que estão na região devem ser feitos.
Leia também: Exército de Israel afirma que há brasileiros entre reféns do Hamas
REDES SOCIAIS