Notícias

Nova lei de cotas nas universidades avança no Senado e irá ao plenário na próxima semana

Projeto atualiza lei que passou a ser válida em 2012


18/10/2023 15h03

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) a nova versão da lei de cotas universitárias, proposta que garante o acesso da população negra, indígena e quilombola nas faculdades públicas. O projeto segue para o plenário na próxima semana.

Vale ressaltar que o senador Paulo Paim (PT/RS), relator da peça, pediu urgência ao projeto. Dessa maneira, não precisaria passar pelas comissões. Mas Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) costurou um acordo entre governo e oposição.

As cotas para universidades e institutos federais foram estabelecidas em uma lei de 2012, e tinha a validade de dez anos. O projeto de autoria da deputada Maria do Rosário (PT/RS) retira o prazo de vigência da lei e indica revisão do sistema a cada dez anos.

Durante a discussão na CCJ, o senador Rogério Marinho (PL/RN) questionou alguns pontos no novo projeto e afirmou que a atualização não é uma solução para a igualdade de oportunidades nas universidades.

Leia também: Resolução brasileira sobre conflito no Oriente Médio é vetada pelos Estados Unidos

“Essa parte, especificamente os negros, precisa realmente ter uma ajuda, mas que seja faseada, que nós tenhamos uma luz no fim do túnel”, disse Marinho.

Outra mudança da lei é a indicação da necessidade de uma revisão anual do programa.

A oposição também pediu a inclusão do termo “mestiços” na lei de cotas. “A gente está defendendo tanto negros, quilombolas e indígenas, mas quem nasceu fruto de uma mãe negra, um pai quilombola, quem nasceu dessa mistura, que é o mestiço, que não está reconhecido aqui”, afirmou o senador Plínio Valério (PSDB/AM).

Leia também: Bolsa Família de outubro começa a ser pago nesta quarta (18); veja calendário completo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido