Pescaria Brava deixa de ser o município mais jovem do Brasil; saiba qual ocupa o lugar
Mudança ocorre após decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal no início deste mês
19/10/2023 13h16
O município de Pescaria Brava, em Santa Catarina, deixou de ser o mais jovem do Brasil.
A situação ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar no início do mês a criação de Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso.
Leia também: Israel atinge Gaza em meio a expectativa por ajuda humanitária
A cidade não foi instalada devido à Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000. Naquele mesmo ano, por unanimidade, acompanhando o voto do desembargador Flávio Bertin, o TRE acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que declarou, em mandado de segurança, inconstitucional a lei de criação.
A decisão implicou no cancelamento das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, e o local voltou à condição de distrito do município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A região conta com uma população local de sete mil habitantes, além de ser uma grande produtora de grãos.
Apesar de ter sido até então o caçula do país, Pescaria Brava é considerada um dos povoados mais antigos do estado, segundo a prefeitura. A colonização ocorreu há mais de 300 anos, com a chegada de imigrantes portugueses.
A base da economia da cidade está na agricultura familiar, pecuária e pesca. Com uma população estimada em 10,19 mil pessoas, distribuídas em 107 km², o município foi contabilizado pela primeira vez no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
Leia também: TV Cultura: Thaís Oyama deixa o Linhas Cruzadas para se dedicar a ano sabático
REDES SOCIAIS