Notícias

Secretário-geral da ONU vai à passagem de Rafah, que fica entre o Egito e a Faixa de Gaza

No lado que contou com a presença de Antonio Guterres, há milhares de pessoas que buscam fugir da zona do conflito


20/10/2023 12h00

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) visitou Rafah nesta sexta-feira (20). A cidade em questão fica no extremo sul da Faixa de Gaza e serve como uma ligação entre a região e a península egípcia do Sinai.

Do lado que contou com a presença de Antonio Guterres, há milhares de pessoas que buscam fugir da zona do conflito entre as Forças de Defesa de Israel e o grupo armado Hamas. Já do outro lado da fronteira, no Egito, aproximadamente 100 caminhões com recursos básicos aguardam autorização para entrar no território palestino.

Leia mais: Juiz é executado no Grande Recife; Polícia Civil conduz investigações

Biden compara Putin ao Hamas: "querem destruir completamente uma democracia vizinha"

Dias atrás, o ministro das Relações Exteriores egípcio afirmou que, desde o início da guerra, o Estado Judeu bombardeou Rafah quatro vezes. "A passagem foi alvo de quatro bombardeios aéreos por parte de Israel e, portanto, não está funcionando normalmente. Além disso, a passagem nunca foi oficialmente fechada pelo Egito", disse Sameh Shoukry em uma entrevista à emissora BBC.

A entrada de ajuda humanitária em Gaza está prevista para acontecer também nesta sexta-feira (20), segundo a Casa Branca. Quando o conflito se iniciou, há cerca de duas semanas, Israel cortou água, alimentos, eletricidade e combustível em Gaza. No entanto, a falta de recursos básicos para os palestinos não repercutiu bem na comunidade internacional, o que fez o governo de Benjamin Netanyahu mudar sua postura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido