Notícias

Lula e Putin conversam por telefone sobre guerras na Ucrânia e no Oriente Médio

De acordo com o Planalto, os líderes concordaram sobre a necessidade de acabar com os bombardeios na Faixa de Gaza e da libertação “imediata” de reféns


23/10/2023 15h53

O presidente Lula conversou com Vladimir Putin, presidente da Rússia, nesta segunda-feira (23). De acordo com o Palácio do Planalto, os dois falaram sobre as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Ainda segundo o Planalto, Lula relatou a Putin a situação dos brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza. Além disso, reforçou a necessidade da criação de um corredor humanitário pelo Egito que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos no local.

A nota do Planalto também diz que Lula e Putin concordaram sobre a necessidade de acabar com os bombardeios na Faixa de Gaza e da libertação “imediata” de reféns.

Leia também: Nível do Rio Negro cai mais uma vez e fica abaixo dos 13 metros pela primeira vez em 121 anos

Hospitais privados de São Paulo registram aumento de interações por Covid-19 nos últimos 15 dias

Os dois ainda teriam conversado sobre a proposta de resolução apresentada pelo Brasil ao Conselho de Segurança da ONU, que teve 12 votos favoráveis, mas foi vetada pelos Estados Unidos. Entre outros pontos, a resolução previa a criação do corredor humanitário entre Gaza e o Egito.

Segundo o texto, Putin "lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino".

Guerra na Ucrânia

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, Lula voltou a citar sua disposição para mediar um acordo de paz entre os dois países. Porém, o petista tem repetido que os dois não estão dispostos a negociar um acordo de paz.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido