Paulo Pimenta explica por que o Brasil não denomina o Hamas como organização terrorista
No Roda Viva, o ministro comenta sobre o papel diplomático do Brasil em relação ao conflito Israel X Hamas
23/10/2023 22h44
O Roda Viva recebe o ministro Paulo Pimenta (PT) nesta segunda-feira (23). A edição com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República visa aplicar uma discussão sobre a guerra entre Israel e Hamas.
A primeira pergunta do programa é da jornalista Vera Magalhães, que relembra que até o momento o governo brasileiro não classificou a organização do Hamas como um grupo terrorista, como outros países já o fizeram. A partir disso, a apresentadora questiona o porquê da não denominação e pede uma avaliação do ministro em relação à atuação do governo no viés diplomático.
"Em primeiro lugar, acho que é importante que a gente sempre destaque o fato de que o Brasil tem uma tradição na sua diplomacia, de orientar a sua posição a partir das posições do Conselho de Segurança da ONU. É quem tem a prerrogativa e a competência de definir quem são organizações terroristas e pessoas caracterizadas. O Brasil historicamente, em todos os governos, sempre respeitou muito isso", afirma Pimenta.
Na mesma resposta, o ministro ainda destaca que 1.410 brasileiros(as) já foram resgatados de Israel.
Após Pimenta usar o termo "atos terroristas" no centro do Roda Viva, Vera volta a chamar à atenção de que o governo usa a expressão "ato terrorista", mas sem atribuir os atos a alguém.
"Em nenhum conflito internacional o Brasil optou por ter uma opinião sobre os envolvidos do conflito que fosse diferente da posição do Conselho de Segurança da ONU. Nós mantivemos uma posição histórica da nossa diplomacia, principalmente nesse momento que nós estamos à frente do Conselho", responde o ministro.
Assista ao programa na íntegra:
A bancada de entrevistadores conta com Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo, Jussara Soares, analista de política da CNN Brasil, Simone Iglesias, repórter de governo da Bloomberg no Brasil, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo em Brasília, e Guilherme Waltenberg, editor-sênior do Poder360. Também participa o cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS