Notícias

“Estado brasileiro foi capturado e apropriado por um interesse particular”, diz Paulo Pimenta sobre Bolsonaro

Ao falar sobre investigação da Polícia Federal sobre a Abin, ministro de Lula critica gestão Bolsonaro


23/10/2023 22h46

O Roda Viva recebe o ministro Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República nesta segunda-feira (23).

A apresentadora Vera Magalhães cita as investigações da Polícia Federal sobre a Abin, e o uso indevido do sistema de geolocalização de dispositivos móveis para monitorar jornalistas e opositores, e questiona quais medidas serão tomadas pelo atual governo. Pimenta classifica como muito grave as descobertas das investigações e critica o grupo político de Bolsonaro.

“A gente vai descobrindo a maneira como o Estado brasileiro foi capturado e apropriado por um interesse particular de um grupo político que não tinha limites. O esforço para controlar as instituições e submeter o país a um ambiente de dúvida a respeito do nosso próprio futuro é algo assustador. A gente se dá conta do que o Brasil se livrou”, afirma o ministro.

Sobre a permanência dos servidores do atual governo, Pimenta admite que as investigações não tinham dado luz ao caso no início do ano e as providências não foram tomadas antes.

Leia também: "Posição do governo é pautada na promoção da paz e na garantia da repatriação", diz Pimenta sobre guerra

Ao final, ele ainda explica que as investigações vão aumentar e mais informações serão coletadas para saber da dimensão dos fatos. O programa foi aposentado.

“Essa é uma prática que refutamos e tem total disposição nossa de tomar todas as medidas para que isso não aconteça novamente”, conclui.

Assista ao programa completo:


A bancada de entrevistadores é formada por Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo, Jussara Soares, analista de política da CNN Brasil, Simone Iglesias, repórter de governo da Bloomberg no Brasil, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo em Brasília, e Guilherme Waltenberg, editor-sênior do Poder360. Também haverá a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.

Leia também: Polícia prende 12 suspeitos por destruição de ônibus no Rio, diz governador

Com apresentação de Vera Magalhães, Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido