Paulo Pimenta lamenta ataques do Hamas em Israel: "Condeno desde o primeiro dia"
No Roda Viva, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República falou sobre o posicionamento do Brasil em relação à guerra no Oriente Médio
23/10/2023 23h13
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (23) o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
Durante a entrevista, o ministro condena os atos do Hamas em Israel no dia 7 de outubro, que resultaram na morte de mais de mil pessoas e no sequestro de cerca de 200 civis.
“Condeno desde o primeiro dia essa ação terrorista (...) Apoio os posicionamentos do nosso governo. A nossa resolução na ONU condena o Hamas pelas suas atitudes, mas mantivemos também e vamos manter nossas posições históricas. Tenho uma relação muito antiga com a causa palestina. Defendo a solução de dois estados”, diz Pimenta.
O responsável pela comunicação oficial do governo Lula também ressalta que o PT “nunca teve relação com o Hamas”, grupo extremista que controla territórios palestinos na Faixa de Gaza. Ele garante que a relação histórica do partido se dá com a “Autoridade Palestina, que é o grupo que responde pelo estado palestino”.
“Acho que, neste momento, ninguém pode deixar de condenar o que o Hamas fez. Existe uma unanimidade. Quem é que pode ser a favor de mortes de civis e ataques à pessoas inocentes? Da mesma forma, ninguém pode ser favorável a um bombardeio indiscriminado onde morrem milhares de civis”, completa.
Participam da bancada de entrevistadores Eduardo Scolese, editor de política da Folha de S.Paulo; Jussara Soares, analista de política da CNN Brasil; Simone Iglesias, repórter de governo da Bloomberg no Brasil; Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo em Brasília e Guilherme Waltenberg, editor-sênior do Poder360. Também haverá a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS