Lula diz que violência no Rio é problema do Brasil: “Temos que tentar encontrar a solução”
Presidente também falou sobre o conflito entre Israel e Hamas
25/10/2023 16h34
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a segurança pública no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (25). Segundo o mandatário, o assunto não é responsabilidade somente dos governos locais, mas um "problema do Brasil".
A declaração de Lula aconteceu durante evento com governadores e prefeitos no Palácio do Planalto, para instituir o Conselho da Federação.
Leia mais: Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal
“O problema da violência no Rio de Janeiro, era muito fácil ficar vendo aquelas cenas de ontem que apareciam na televisão, e antes de ontem, que parecia a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e de tanta fumaça, e dizer que é um problema do Rio de Janeiro, um problema do prefeito Eduardo Paes, é um problema do governador”, disse.
“Não, é um problema do Brasil. É um problema nosso que nós temos que tentar encontrar a solução”, completou.
35 ônibus foram queimados na Zona Oeste da capital carioca na última segunda (23). Os crimes foram uma resposta da milícia após a morte de Matheus Rezende, o Faustão, na comunidade Três Pontes. Ele era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio.
Ao todo, foram incendiados 12 ônibus municipais, cinco BRTs e dez veículos de turismo. Diante do fato, as linhas de BRT do corredor Transoeste foram suspensas.
O sindicato das empresas de ônibus da cidade, Rio Ônibus, estima que o prejuízo do ataque aos coletivos possa chegar a R$ 35 milhões.
Leia também: Governo de SP contrata mil seguranças privados para escolas estaduais
REDES SOCIAIS