160 anos de Cruz Vermelha: Conheça a instituição humanitária
25/10/2023 20h18
No dia 26 de outubro é celebrado o dia da criação da Cruz Vermelha, que homenageia a dedicação, a compaixão e a coragem de milhões de voluntários que oferecem ajuda e salvam vidas de indivíduos em suas comunidades.
Pensando nisso, o portal da TV Cultura selecionou alguns pontos relevantes sobre a história da instituição:
1) 160 anos de existência em 2023
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho surgiu em 1863, em Genebra, na Suíça.
2) O que é a instituição?
A organização humanitária internacional sem vinculação estatal foi criada a fim de defender e amenizar o sofrimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em consequência de conflitos armados. Desde então, contribuiu com o atendimento em ações diversas, como em desastres naturais.
3) Horror da guerra
Ao presenciar a guerra da Batalha de Solferino (1859) e ver o precário atendimento médico aos soldados, o empresário Jean-Henri Dunant se indignou e junto com outros cidadãos suíços criou o comitê de assistência aos feridos. Em 1901, Dunant foi premiado com um Nobel da Paz.
Veja imagens: Webstory: 160 anos de Cruz Vermelha: Conheça a instituição humanitária
4) Grandes proporções
A Cruz Vermelha Internacional está presente em cerca de 190 países. Segundo dados fornecidos pela instituição em 2022, estima-se que 1 em cada 524 pessoas no mundo seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.
5) Alguns dos fundamentos
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tem como missão valores como: Humanidade, imparcialidade, neutralidade, voluntariado, independência e defesa dos direitos humanitários universais.
6) Ação no Brasil
A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi criada em 1908 por iniciativa do médico Joaquim de Oliveira Botelho. A organização segue em funcionamento no país com a proposta de amenizar o sofrimento de brasileiros que carecem de auxílio.
REDES SOCIAIS