Lula conversa com família de brasileiros na Faixa de Gaza
Videoconferência aconteceu com o Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos na guerra
26/10/2023 15h02
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (26), com famílias de reféns e desaparecidos em Israel e na Faixa de Gaza.
O grupo que conversou com o presidente é conhecido como Fórum de Famílias de Reféns de Desaparecidos. Na reunião, os integrantes da comunicada, que é formada por brasileiros e israelenses, relataram seu cotidiano de escassez de água, energia, alimentos e medicamentos, além de bombardeios e mortes, em grande parte de crianças.
Leia também: Campanha de Multivacinação termina na próxima terça-feira (31) no estado de São Paulo
Segundo comunicado divulgado pelo governo, o grupo manifestou o desejo de ser repatriado o mais rápido possível.
Na conversa, o presidente Lula também falou sobre a operação de repatriação montada pelo governo brasileiro e ressaltou que serão feitos “todos os esforços possíveis para que o grupo volte e permaneça no Brasil em segurança”.
Além disso, o chefe do Executivo assegurou que manterá o avião presidencial a postos no Cairo, para ser acionado assim que a fronteira for aberta. Lula afirmou que a operação de acolhimento está montada no Brasil, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com o Palácio do Planalto, “o presidente tem conversado com várias partes do conflito com preocupação humanitária, em defesa de um cessar fogo e libertação dos reféns”.
Na videoconferência, também estiveram presentes o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e a assessora especial da Presidência, Clara Ant.
Leia também: Passagem de furacão deixa 27 mortos e quatro desaparecidos no México
REDES SOCIAIS