Os serviços de comunicação e internet foram cortados na Faixa de Gaza, região devastada pelo conflito entre Israel e Hamas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (27) pela embaixada do Brasil na Palestina.
“Nosso honorável povo em nossa amada pátria, lamentamos anunciar a cessação completa de todas as comunicações e serviços de Internet com a Faixa de Gaza à luz da agressão em curso”, disse trecho do texto divulgado pela Jawal, empresa de telefonia local.
O comunicado, também compartilhado pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala, menciona ainda outros efeitos do conflito armado.
"Os bombardeios intensos nas últimas horas destruíram as últimas rotas internacionais que ligavam Gaza ao mundo exterior, além das rotas previamente destruídas durante a agressão, o que resultou na interrupção de todos os serviços das empresas de telecomunicações na querida Faixa de Gaza", concluiu a empresa Jawal.
Leia também: Assembleia Geral da ONU aprova resolução que pede trégua humanitária imediata entre Israel e Hamas
De acordo com o g1, o embaixador Alessandro Candeas conseguiu comunicação com um dos brasileiros que está no sul de Gaza. O relato apresentado foi o de que há intensos bombardeios durante a noite, mas até o momento o grupo de brasileiros permanece em segurança.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o país tem planos de resgatar os brasileiros que seguem na região. Quando o deslocamento for possível, um avião da FAB que está no Egito deverá realizar o trajeto rumo ao Brasil.
O portal da TV Cultura também entrou em contato com o Itamaraty, mas até o momento não obteve retorno.
Leia também: TV Cultura estreia três novas atrações nesta semana
REDES SOCIAIS