Emissão de nota fiscal sofre mudanças; veja como fazer
01/11/2023 18h54
O Brasil passou por algumas mudanças para MEIs emitirem nota fiscal. Desde o dia 1º de setembro, o governo centralizou o processo para ser realizado exclusivamente pelo Portal de Gestão NFS-e – Contribuinte.
Até agosto, o processo era feito no site das prefeituras, o que poderia causar confusões por conta de diferentes legislações e modelos. Com isso, a centralização vem com o objetivo de melhorar essa questão. Veja como fazer a nova emissão:
1. O primeiro passo para emissão é acessar o novo portal (https://nfse.gov.br/EmissorNacional). A orientação para o primeiro acesso é utilizar a conta http://gov.br, criar um cadastro no sistema ou fazer o login no sistema utilizando um certificado digital.
2. Ao realizar o primeiro acesso no sistema, seja criando um cadastro ou com as duas outras possibilidades, é necessário configurar sua conta. Essas serão as informações que constam nas notas fiscais que serão emitidas por você.
3. É necessário marcar a opção de "Não informar o valor estimado para os tributos" já que quem é MEI paga um valor fixo mensal. E aí sua conta estará configurada.
4. Agora, é possível favoritar alguns serviços. Essa é também uma ação necessária caso você queira emitir as notas pelo aplicativo.
5. Entre os campos solicitados estão o apelido, que é o nome que você dará para identificar o serviço, e o código de tributação nacional. O sistema permite o cadastramento de até 10 serviços favoritos por MEI.
6. O próximo passo é definir se a emissão vai ser completa ou simplificada.
7. Com o serviço já cadastrado, você precisará preencher o CPF ou CNPJ do cliente, o serviço prestado (um daqueles que foi cadastrado) e o valor. Depois disso é só clicar em emitir nota.
8. Vale lembrar que a emissão completa é obrigatória para alguns serviços, como exportação, por exemplo. Assim, se você tiver mais de dez serviços diferentes, terá que utilizar a nota completa para aqueles que não puderam ser cadastrados
Veja imagens: Webstory: Emissão de nota fiscal sofre mudanças; veja como fazer
REDES SOCIAIS