“O BNDES foi demonizado de uma forma grave”, avalia economista Roberto Giannetti
Segundo o especialista, os outros países “invejam” a instituição
30/10/2023 23h49
O Roda Viva entrevista Roberto Giannetti da Fonseca nesta segunda-feira (30).
Ex-secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e ex-diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o economista e empresário acaba de lançar o livro "Penúltimas Memórias", com bastidores da política e da economia do país.
Durante o programa, Giannetti fala sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o papel na economia brasileira. Além disso, o especialista responde ainda sobre a perspectiva de outros países a respeito do órgão.
“Eu apoio muito o BNDES, ele cumpre um papel fundamental de estímulo ao investimento e apoio ao setor produtivo nacional. Obviamente, alguns erros e equívocos ocorreram no passado, e que foram corrigidos, mas as críticas são muito mais graves do que a realidade. O BNDES foi demonizado de uma forma grave”, afirma.
É uma instituição muito séria, um dos maiores patrimônios do Brasil e que os outros países invejam”. Todos da América Latina invejam, o BNDES tem um papel muito importante e pode ser muito melhor utilizado na economia verde, por exemplo, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores os jornalistas Ricardo Balthazar; Mariana Barbosa, colunista do jornal O Globo; Rodrigo Piscatelli, repórter da TV Cultura; Célia de Gouvêa Franco; e Itamar Montalvão, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo. O programa conta ainda com os desenhos de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h ao vivo na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS