Notícias

“Até quarta-feira, todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, diz Mauro Vieira

Ministros das Relações Exteriores do Brasil negocia saída de brasileiros de Gaza com o governo de Israel; plano é todos embarcarem num avião da FAB que já está no Egito


03/11/2023 22h39

O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) afirmou a jornalista nesta sexta-feira (3) que todos os brasileiros poderão sair de Gaza e entrar no Egito até a próxima quarta-feira (8). A informação partiu do chanceler de Israel, Eli Cohen.

“Hoje eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive recentemente com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, afirmou.

Os brasileiros usarão a passagem de Rafah, onde fica a divisa entre Egito e Gaza. O acesso será providenciado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Palestina, e no Egito. O plano é que eles peguem um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e sejam repatriados.

“Ele [Cohen] me garantiu que sairão até quarta-feira e que também fará todo o possível, se puder antecipar de um ou dois dias fará, mas que na quarta-feira ele dá todas as garantias”, completou Vieira.

Leia também: Governo do Japão enviará US$ 65 milhões em auxílio humanitário aos palestinos

Cerca de 500 estrangeiros estão usando a passagem de Rafah por dia para deixar Gaza. Até o momento, nenhum brasileiro teve autorização para passar.

Os brasileiros em Gaza falaram com outros veículos de imprensa e usam as redes sociais para mostrar as dificuldades que passam na região.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido