Decreto de GLO passa a valer em diversos portos e aeroportos de RJ e SP
Autorizada pelo presidente Lula, a operação deve durar até maio do ano que vem
06/11/2023 09h36
O decreto de garantia da Lei e da Ordem (GLO) passou a valer em diversos portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo nesta segunda-feira (6). Autorizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a operação deve durar até maio do ano que vem.
Na prática, a GLO é uma operação de policiamento realizada pelas Forças Armadas do Brasil de forma provisória até o restabelecimento da normalidade.
Em solo fluminense, estão contemplados pela operação os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, bem como o aeroporto do Galeão. Já no território paulista, os militares atuam no porto de Santos e no aeroporto de Guarulhos.
Leia mais: Senado deve concluir assuntos relacionados à reforma tributária nesta semana
Faixa Azul exclusiva para motos passa a funcionar nas Avenidas Sumaré e Paulo VI
Segundo o presidente da República, o decreto "estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado”.
“A Polícia Federal (PF) ampliará as ações de inteligência e as operações de prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas e milícias”, completou o petista.
Lula também destacou que haverá um comitê de acompanhamento integrado das ações. Este, por sua vez, será coordenado pelos ministros Flávio Dino e José Mucio, da Justiça e Segurança Pública e da Defesa, respectivamente.
REDES SOCIAIS