Notícias

Egito reabre passagem de Rafah, que faz fronteira com Gaza, para estrangeiros e feridos

Local ficou fechado por dois dias; brasileiros ainda não apareceram na lista para sair de Gaza


06/11/2023 16h43

Após dois dias fechada, o Egito reabriu a passagem de Rafah, local que liga o país com a Faixa de Gaza, para receber estrangeiros, cidadãos com dupla nacionalidade, egípcios e palestinos com ferimentos graves decorrentes do conflito entre Israel e Hamas.

Apesar da reabertura, ainda não foi divulgado a nova lista com nomes de cidadãos autorizados a passar por Rafah. Ainda há um grupo de brasileiros aguardando para sair de Gaza. A promessa feita pelo governo de Israel ao Itamaraty é que eles estariam na lista até a próxima quarta-feira (8).

Leia também: Dino diz que governo vai notificar Enel sobre apagão em São Paulo

No último domingo (5), as autoridades do Cairo suspenderam a emissão de novas listas e mantiveram os portões do posto de Rafah fechados. O motivo foi um ataque israelense a ambulâncias com feridos. Tel Aviv disse que a ação, ocorrida na sexta-feira (3), visava veículos com terroristas escondidos.

Desde que passagem foi aberta, aproximadamente 2.700 pessoas foram autorizadas a passar. Ambulâncias da Cruz Vermelha também usam Rafah para transferir feridos. Mais de cem feridos já foram levados ao Egito.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido