SP espera que Enel retire galhos de quase 4 mil árvores em contato com fios de energia
De acordo com levantamento, a cidade paulistana tem 3690 árvores para serem liberadas da fiação
08/11/2023 19h20
A Prefeitura de São Paulo afirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira (8), que espera que a Enel retire galhos de quase quatro mil árvores em contato com fios de energia. De acordo com levantamento do Sistema de Gerenciamento de Zeladoria, promovido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, a cidade paulistana tem 3690 árvores para serem liberadas da fiação.
No total, a Secretaria das Subprefeituras encaminhou para poda 21.597 árvores, onde a Enel já fez a manutenção em 16.569. Os dados da pesquisa contabilizam informações de agosto de 2020 até outubro deste ano.
Leia mais: "Foi uma perda inesperada", diz Celso Portiolli sobre morte de influencer Luana Andrade
A gestão de São Paulo também declara que contratou um novo convênio com a Enel para melhorar o tempo de realização dos serviços necessários. “Foram estabelecidas técnicas e regras mais adequadas ao manejo das árvores e no cuidado para manter o equilíbrio das espécies arbóreas”, alegou em nota.
Ventos fortes
Após os ventos de mais de 100 km/h que atingiram São Paulo, na última sexta-feira (3), a Enel precisa liberar 125 árvores caídas nos cabos elétricos da cidade, segundo a Prefeitura.
Os cidadãos da capital podem solicitar a remoção ou poda das áreas arborizadas, tendo pedido encaminhado para a subprefeitura da região. “Um engenheiro agrônomo avalia a condição de saúde da árvore e a necessidade da poda. A partir daí, a árvore entra no cronograma de atendimento, que já foi de 507 dias em 2017 e, atualmente, está em pouco mais de 60”, afirma a gestão paulistana.
“No entanto, se a árvore estiver em contato com a fiação, por segurança, a Enel pode fazer a remoção sem precisar entrar nesta lista”, completa em nota.
Leia também: Caso Miguel: Sarí Corte Real tem pena reduzida para sete anos de prisão
REDES SOCIAIS