Embaixador diz que saída de brasileiros de Gaza deve acontecer neste sábado (11)
A lista é composta por 34 pessoas
10/11/2023 17h15
A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10). Com isso, a passagem de brasileiros não aconteceu.
O grupo estava em frente ao posto de controle da cidade de Rafah, que atualmente é a única via de saída da Faixa de Gaza, aguardando para poder sair. Os brasileiros faziam parte da sétima lista de estrangeiros que haviam sido autorizados a deixar o território nesta sexta. No entanto, a saída do local não se concretizou.
Leia mais: Campanha de Multivacinação do Governo de SP termina na próxima quarta-feira (15)
O embaixador do Brasil no território palestino da Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse grupo, que é composto por 34 pessoas, está "chateado" após as expectativas frustradas de deixar o local.
Alessandro Candeas afirmou que a passagem dos brasileiros pela fronteira do Egito deve ocorrer neste sábado (11). "É o que espero todo dia". “Estão chateados e aliviados ao mesmo tempo, porque não foram hoje mas estão na lista", destacou.
Ao portal g1, o embaixador contou que apenas cinco ambulâncias com feridos foram autorizadas a passar pela fronteira nesta sexta. Parte da demora, segundo o embaixador, aconteceu por conta da "forte presença militar israelense em combates ao redor de hospitais".
Candeas disse também que a Embaixada no Cairo "está com tudo pronto" para quando a fronteira for reaberta.
Após a saída da fronteira, em Rafah, o grupo de brasileiros deve viajar cerca de 300 quilômetros por via terrestre até Cairo, no Egito. Do Cairo, o grupo embarca em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Brasil. A aeronave deve passar por Roma, na Itália, e Las Palmas. Após as paradas, as 34 pessoas desembarcam em Brasília
O grupo é composto por 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens. Sendo 24 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e três palestinos.
REDES SOCIAIS