Ataque a hospitais de Gaza complica saída de brasileiros
Um grupo de 34 pessoas espera a liberação na passagem de Rafah, fronteira com o Egito
11/11/2023 14h59
O grupo de 34 brasileiros ainda aguarda autorização para deixar a Faixa de Gaza. Eles esperam pela liberação para atravessar a fronteira com o Egito, pela passagem de Rafah, única fronteira aberta para saída de estrangeiros.
Os brasileiros haviam sido autorizados a deixar o local na sexta-feira (10), no entanto, a saída do local não se concretizou. Segundo informações divulgadas hoje pela CNN Brasil, ainda não há possibilidade para a retirada do grupo.
Leia mais: Enel deve apresentar plano preventivo contra chuvas em SP em até cinco dias
O embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, disse à emissora que a passagem de ambulâncias foi prejudicada após bombardeios em grandes centros de saúde palestinos.
Candeas explicou que um dos pré-requisitos para a abertura da fronteira para saída de estrangeiros é a passagem de comboio de ambulâncias com feridos, que têm prioridade na fila para cruzar a fronteira.
Por conta dos ataques, as ambulâncias não conseguem se deslocar de um ponto a outro em segurança e, com isso, a fronteira fecha sem que ninguém consiga sair de Gaza.
Ainda há expectativas de que os brasileiros possam ser autorizados a atravessar a fronteira neste sábado (11), desde que o comboio de ambulâncias que tenta deixar Gaza consiga realizar o deslocamento e chegar até o posto de comando em Rafah.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entretanto, não dá certeza sobre a data de saída.
Leia também: Filha de Mingau, do Ultraje a Rigor, faz vaquinha para custear tratamento do músico
REDES SOCIAIS