Notícias

Brasileiros deixam Gaza e já aguardam no Egito voo para retorno ao Brasil

O embarque para o Brasil só deve acontecer somente na segunda (13)


12/11/2023 08h27

O grupo de brasileiros deixou a região da Faixa de Gaza na manhã deste domingo (12). Eles receberam a autorização para atravessar a fronteira e já estão no Egito para os próximos passos da repatriação. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

Os 32 brasileiros receberam autorização para deixar o local na sexta-feira (10), no entanto, a fronteira foi fechada, atrasando a saída do grupo.

Leia mais: Israel diz ter matado integrante do Hamas que mantinha reféns em um hospital

"Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", disse o órgão.

"Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, acrescenta.

Agora, de acordo com Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar. O grupo deve sair do Egito rumo ao Brasil somente na segunda-feira (13), a viagem deve durar de 12 e 14 horas.

O grupo será atendido por equipe com médico, enfermeiro e psicólogo enviada pelo Brasil em um avião presidencial.

As 32 pessoas estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Quando chegarem ao Brasil, elas devem permanecer por duas noites em Brasília, em um alojamento da FAB se recuperando e descansando.

Famílias que não possuem casa no Brasil poderão ficar abrigadas no estado de São Paulo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido