A forte onda de calor que atinge o Brasil deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios até terça-feira (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média, e a situação apresenta risco para a saúde da população.
A onda de calor exige que tomemos alguns cuidados com a nossa saúde. É importante beber bastante água, e crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são os mais vulneráveis.
“A primeira coisa é evitar a exposição solar. Então, a gente deve começar o dia com uma programação, principalmente nos horários de pico de calor. Se manter os compromissos realmente importantes e precisar se expor, faça no comecinho da manhã ou no final do dia para evitar o pico de insolação”, explica a médica Sara Morhbacher.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Tarde da TV Cultura, a médica recomenda o uso de roupas leves e que não sejam justas para permitir uma circulação maior, tomar bastante água, passar protetor solar e procurar lugares frescos.
Caso uma pessoa apresente sinais, como fraqueza, indisposição e redução de urina, Morhbacher diz que é fundamental oferecer água gelada, levá-la a um ambiente fresco e até fazer compressas frias nos pulsos, virilha e pescoço.
Leia também: Com sensação térmica de 52,7°C, Rio de Janeiro registra novo recorde
Se os idosos apresentarem tontura e irritabilidade, a recomendação é ir até um hospital para o atendimento com especialista.
“Em casos de internação, a gente consegue fazer uma hidratação endovenosa, infundido uma solução diretamente no sistema venoso do paciente. Também colhemos exames para verificar alguns órgãos”, completa.
REDES SOCIAIS