A Câmara Nacional Eleitoral da Argentina convocou uma reunião de emergência com os representantes de Javier Milei e Sergio Massa para este sábado (18). O encontro acontecerá na capital do país, Buenos Aires.
Os políticos em questão disputam o segundo turno das eleições presidenciais. O objetivo da convocação é acalmar os ânimos e preservar a disputa democrática.
Nos últimos dias, houve uma escalada nas tensões entre os candidatos e os eleitores. Representantes do partido de Milei, o Liberdade Avança, foram à Justiça para alegar uma eventual fraude no primeiro turno. O grupo, no entanto, não apresentou nenhuma prova.
Leia mais: Previsão de temporal faz eventos serem cancelados em São Paulo
Presidente se desculpa pela atuação do Banco do Brasil no período pré-abolição da escravidão
Posteriormente, o político de extrema-direita disse que a Câmara Nacional Eleitoral é "influenciada pelo poder político" e que "é sabido que quem controla os votos controla tudo".
Vale lembrar que a Argentina tem a maior inflação do G20 em 2023. A taxa acumulada do mês de janeiro a outubro deste ano foi de 120%. Em 12 meses, atingiu 142,7%. A informação é de um levantamento enviado pelo economista-chefe da Austin Rating ao site Poder360.
Atrás do país sul-americano aparecem Turquia (55%), Rússia (5,5%), Índia (5,4%) e África do Sul (4,6%), levando em consideração os meses de janeiro a outubro de 2023.
REDES SOCIAIS