Notícias

Lula conversa por telefone com presidente da União Europeia sobre acordo do Mercosul e UE

O objetivo do mandatário brasileiro é finalizar as negociações até dezembro


20/11/2023 20h51

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone na tarde desta segunda-feira (20) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. De acordo com informações do governo, a ligação durou cerca de meia hora e teve como tema principal as negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia.

Segundo a nota, os dois concordaram em “acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias” e deverão se encontrar na próxima semana, nos Emirados Árabes, no âmbito da COP-28. Ainda de acordo com o comunicado, as discussões estão tratando dos pontos finais do acordo entre os dois blocos.

Leia mais: Temperatura diária global marca 2°C acima da era pré-industrial pela primeira vez, segundo Copernicus

O governo brasileiro ocupa a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, e tem discutido com a União Europeia os pontos finais do acordo entre os dois blocos. O presidente Lula conversou recentemente sobre o tema com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

A expectativa é de que o acordo possa ser firmado até 7 de dezembro, quando os integrantes do Mercosul se reúnem no Rio de Janeiro. Nesta data, o Brasil pretende anunciar o firmamento do tratado. O cargo passará a ser ocupado pelo Paraguai.

Caso seja fechado até o dia 7 dezembro, o acordo ocorrerá antes da posse do presidente argentino eleito, Javier Milei, que já manifestou a intenção de tirar Argentina do Mercosul. O político passa a ocupar a presidência em 10 de dezembro.

Leia também: Segundo o ministro, o presidente brasileiro “foi ofendido de forma gratuita"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido