Lula participa de cúpula virtual e extraordinária do Brics nesta terça-feira (21)
Reunião discute sobre a situação do conflito entre Israel e Hamas na região da Faixa de Gaza
21/11/2023 09h31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na manhã desta terça-feira (21) de uma cúpula virtual e extraordinária do Brics.
O grupo, que é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, discute a partir das 10h sobre a situação do conflito entre Israel e Hamas que teve início no dia 7 de outubro e se mantém na Faixa de Gaza. Ao todo, mais de 12 mil pessoas morreram.
No dia 15 de novembro, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que pedia uma pausa humanitária na região, além da proteção de crianças e a liberação de reféns.
Países negociaram a abertura da fronteira com o Egito para que cidadãos estrangeiros pudessem retornar para suas casas. Mais de 1,4 mil brasileiros que pediram para retornar ao Brasil foram repatriados. Eles estavam em Israel, na Cisjordânia e também em Gaza.
Entre os cinco integrantes do Brics, três integram o Conselho de Segurança da ONU: Rússia, China e Brasil, que integra de forma temporária. Os outros dois, por outro lado, têm direito aos chamados assentos permanentes.
Durante a votação da resolução sobre a região, o governo brasileiro e a China votaram a favor do texto. A Rússia, por sua vez, se absteve.
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, presidiu o conselho durante o mês de outubro e colocou em votação algumas propostas de resolução, mas os textos foram rejeitados.
Leia também: Com 44,8ºC, Araçuaí (MG) tem dia mais quente já registrado no país, diz Inmet
REDES SOCIAIS