Lula diz que comunicou à União Europeia desejo de fechar acordo com Mercosul ainda em 2023
Presidente busca concluir a negociação antes da posse de Javier Milei na Argentina
21/11/2023 10h56
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que reiterou a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o desejo de fechar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) neste ano.
A declaração foi dada durante o Conversa com o Presidente. O podcast que vai ao ar semanalmente busca “aprofundar” temas de interesse do Governo Federal para a população por meio das redes sociais.
O petista busca concluir a negociação enquanto preside o bloco sul-americano, antes da posse de Javier Milei na Argentina. O ultraliberal já declarou que poderia retirar o país do bloco, o que abalaria as negociações com os europeus.
Leia também: Ministro da Defesa da Alemanha faz visita surpresa à Ucrânia
“Ontem, eu liguei para a Ursula von der Leyen, para dizer para ela que eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência e gostaria que a gente conseguisse fazer o acordo”, revela.
Segundo Lula, ele passou todos os pontos importantes para ela, que por sua vez, ficou de lhe dar uma resposta. Uma reunião bilateral entre os dois também pode acontecer para tratar sobre o assunto durante a COP28.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas irá acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.
Leia também: Confira os principais pontos do Roda Viva com Margareth Menezes
REDES SOCIAIS