Maioria dos empreendedores do Brasil são negros, aponta levantamento do Sebrae
De acordo com o Sebrae, esses empreendedores são maioria nas áreas de agropecuária e construção
21/11/2023 15h50
Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou que 52% dos empreendedores brasileiros são pessoas negras. Além disso, dos 29,3 milhões donos de negócios do Brasil, 15,2 milhões se autodeclaram pretos e pardos. Os outros 46,8% (13,7 milhões) dos empreendedores pesquisados se autodeclaram brancos e 1,4% pertencem a outras raças, como amarela e indígena.
O levantamento foi baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do terceiro trimestre de 2023. Conforme o levantamento, os negros lideram, em termos de participação, a área da agropecuária (13,9%) e construção (15,9%).
Leia mais: 7 milhões de pessoas quitaram suas dívidas desde o início do Desenrola Brasil, segundo Haddad
Apesar de serem maioria, os empreendedores negros possuem o menor nível de faturamento, tendo em vista que 77,6% deles recebem até dois salários-mínimos por mês e têm menor nível de escolaridade, com 45,1% deles possuindo somente o ensino fundamental.
Por fim, em relação à formalização das empresas, apenas 23,6% dos donos de empreendimentos que se declaram pretos ou pardos têm CNPJ. Dessa forma, a maioria desses trabalhadores não possuem negócio formal.
Leia também: Lollapalooza divulga line-up por dia; veja atrações
REDES SOCIAIS