STF forma maioria para condenar mais cinco réus pelos atos de 8 de janeiro
Ao todo, Suprema Corte já chegou a 30 condenações pelas invasões nas sedes dos três poderes
24/11/2023 17h55
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (24) para condenar mais cinco réus pelos atos de 8 de janeiro. Só no final do julgamento que será definida a pena para cada um dos envolvidos.
Caso o resultado for confirmado, a Suprema Corte chegará 30 condenações envolvendo a invasão das sedes dos três poderes.
Os réus que estão sendo julgados são Alethea Verusca Soares, Ana Paula Neubaner Rodrigues, Angelo Sotero de Lima, Eduardo Zeferino Englert, e Rosely Pereira Monteiro.
Todos foram acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Leia também: Zanin e Barroso votam para que julgamento de revisão da vida toda do INSS seja refeito
O relator, o ministro Alexandre de Moraes, votou para condenar os cinco a 17 anos de prisão. Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram junto. Cristiano Zanin propôs uma pena menor, de 15 anos para cada, e foi acompanhado por Edson Fachin.
Já o ministro André Mendonça votou pela condenação de quatro dos réus, mas apenas do crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, sugerindo uma pena de quatro anos e dois meses.
REDES SOCIAIS