Notícias

Campanha do Governo de SP mobiliza população para combater o Aedes aegypti

Entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, com orientações sobre prevenção e controle das doenças


26/11/2023 17h18

O mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika está presente em todas as cidades de São Paulo. Por isso o governo do Estado, em conjunto com a Secretaria da Saúde (SES) e parceria com os municípios, promove, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, com orientações sobre prevenção e controle das doenças, além de ações em casos de sintomas.

Leia mais: Governo estuda medidas para ampliar proteção social diante da crise climática

“Os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação desses criadouros é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d' água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados”, explica a coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, Regiane de Paula.

Os índices de transmissão das arboviroses, que são as doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, estão associados à adaptação do animal às condições ambientais, especialmente o calor. Indicadores apontam situação de risco em 8 municípios e 79 em alerta.

Até 24 de novembro, foram confirmados 311.863 mil casos de dengue, distribuídos em 625 municípios, com 276 óbitos. Em relação à chikungunya, há 2.153 casos confirmados, em 137 cidades, com 12 mortes. O estado de São Paulo também confirmou quatro casos de Zika vírus em 2023.

A SES realiza permanentemente ações de combate dando apoio aos municípios, que são responsáveis pelo trabalho de campo para a prevenção às doenças causadas pelo mosquito.

Leia também: Diplomata Alberto da Costa e Silva morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido