Notícias

"Não vai ser fácil para o Brasil sustentar a tradicional política protecionista no Mercosul", diz Fabio Giambiagi

Bloco econômico é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai


27/11/2023 23h33

O Roda Viva desta segunda-feira (27) discute a vitória de Javier Milei na Argentina. A posse do novo presidente será no dia 10 de dezembro, mas as polêmicas com o Brasil já começaram.

Para responder todas questões sobre o tema, o programa recebe o economista Fabio Giambiagi, brasileiro criado na Argentina e especialista em finanças públicas.

No programa, o especialista fala sobre o Mercosul, bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Durante a campanha, Milei ameaçou tirar a Argentina da organização, no entanto, nos últimos dias, chanceler do presidente eleito sinalizou a permanência.

“Se eu fosse o Itamaraty, eu ficaria de olho porque talvez o Brasil fique na defensiva. Considerando que ideologicamente, na sua matriz, o Milei é muito mais liberal do que o Brasil nessa questão, o Brasil vai ficar em minoria [no bloco]. As placas estão se movendo e não vai ser fácil para o Brasil sustentar a sua tradicional política protecionista para cima dos vizinhos, por isso o Itamaraty precisa ficar de olho”, argumenta.


A bancada de entrevistadores será formada por Alberto Gaspar, apresentador do programa Legião Estrangeira, Eleonora Gosman, correspondente do Perfil, Luciana Dyniewicz, repórter do Estadão, Leda Balbino, editora do Jornal O Globo, e Sergio Lamucci, editor-Executivo do Valor Econômico.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido