Notícias

“As melhores pessoas que eu podia indicar”, diz Lula sobre Dino e Gonet

Presidente falou primeira vez sobre as indicações ao STF a para PGR


29/11/2023 12h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta quarta-feira (29), pela primeira vez, sobre as indicações do ministro Flávio Dino e do subprocurador-geral Paulo Gonet para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente.

Segundo o chefe do Executivo, foram "as melhores pessoas que poderia indicar". A declaração ocorreu durante viagem à Arábia Saudita.

"Eu acho que são duas pessoas qualificadas, altamente qualificadas", acrescentou.

Leia mais: Senado aprova protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul

Lula anunciou na segunda-feira (27) suas indicações para o STF e para a PGR . Enquanto Flávio Dino pode repor a cadeira deixada por Rosa Weber dentre os ministros, Paulo Gustavo Gonet Branco pode assumir a função que até então era de Augusto Aras.

Dino é o atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Entre 2015 e 2022, o político foi governador do Maranhão, estado pelo qual se elegeu senador nas eleições do ano passado. Gonet, por sua vez, integra o Ministério Público Federal (MPF) há mais de 35 anos e atualmente é vice-procurador-geral eleitoral.

Os nomes precisam ser sabatinados e aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, na sequência, analisados pelo plenário do Senado, onde precisarão de pelo menos 41 votos.

O senador Davi Alcolumbre, presidente da CCJ, afirmou que a sabatina de Gonet será no dia 12 de dezembro e a de Dino, no dia seguinte, 13.

“Eu espero que o Senado estude, analise os nomes deles, faça o debate que quiser fazer e espero que os dois sejam indicados, porque, assim, se eu não fizesse agora, eu não teria tempo de colocar em debate antes do encerramento das atividades do Congresso Nacional”, afirmou Lula.

Leia também: Provão Paulista: aluno que perder o segundo dia de prova não será desclassificado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido