2023 é o ano mais quente de todos os tempos, alerta ONU na abertura da COP 28
Outubro foi o quinto mês seguido a registrar temperaturas recordes em todo o mundo
30/11/2023 13h22
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou nesta quinta-feira (30) que 2023 é o ano mais quente de todos os tempos.
A informação consta no relatório sobre o "Estado do Clima Global" e foi divulgada na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), em Dubai.
Leia também: Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta quinta (30); veja quem recebe
“O recorde mensal de temperatura global foi mais uma vez quebrado em outubro, dando continuidade a uma longa série de temperaturas extraordinárias na superfície terrestre e oceânica e baixo nível de gelo marinho”, ressalta a OMM.
O documento aponta que "os dados até o final de outubro mostram que o ano de 2023 está em torno de 1,4ºC acima da linha de base pré-industrial de 1850-1900”.
Outubro foi o quinto mês seguido a registrar temperaturas recordes em todo o mundo e o sexto em que o gelo marinho da Antártida ficou abaixo do padrão para a época do ano.
Para António Guterres, secretário-geral da ONU, a situação deveria “fazer os líderes mundiais suarem frio”, já que os dados são mais do que “apenas estátisticas”.
Leia também: Em Doha, Lula elogia atuação do Catar nas negociações de paz entre Israel e Hamas
REDES SOCIAIS