Notícias

“Sesi e Senai podiam fazer mais se dessem as mãos para educação pública do Estado”, diz presidente da Fiesp

No Roda Viva, Josué Gomes da Silva dá detalhes do braço educacional da federação


04/12/2023 23h18

O Roda Viva recebe o Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (4).

A apresentadora Vera Magalhães cita o Sesi e o Senai, projetos de educação diretamente ligados a Fiesp, e pergunta sobre o futuro dessas iniciativas. Silva admite que topou assumir a presidência da Federação por conta delas. Na visão dele, o trabalho executado nas escolas e nos cursos são espetaculares, mas acredita que é possível fazer mais.

“Elas [Sesi e Senai] podiam fazer mais dando as mãos para a educação pública do estado. Precisamos fazer isso. O Sesi, por exemplo, lançou primeiro o programa ‘recompondo saberes’, justamente para ajudar as crianças do ensino fundamental um e dois a se recuperarem dos anos de pandemia, onde houve um grau de regressão brutal. Tivemos mais de um milhão de alunos beneficiados”, conta.

O empresário também detalha o programa ‘novo olhar’, com o objetivo de ajudar estudantes que não conseguiram ir bem no ‘recompondo saberes’. Mais de 200 mil alunos participam de medida.

Leia também: “Há um excesso de setores beneficiados na proposta da Reforma Tributária”, diz presidente da FIESP

Outro programa educacional lançado é o PAR (Programa pela Alfabetização Responsável), que será aplicado nas escolas de 420 municípios.

Assista ao programa completa:

A bancada de entrevistadores é formada por Raquel Balarin, diretora de redação do Infomoney, William Castanho, editor-adjunto de economia da Folha de S.Paulo, Denise Campos de Toledo, comentarista do Jornal da Gazeta, Thaís Herédia, analista de economia da CNN Brasil e Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar toda segunda-feira ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

Leia também: “Eu, como industrial, vejo a Shein como uma cliente", diz presidente da Fiesp

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido