A primeira vacina contra a bronquiolite foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O medicamento deve chegar ao mercado no mês de junho para pessoas com mais de 60 anos.
A vacina “arexvy”, da farmacêutica americana Glaxosmith, apresentou 82% de eficácia em idosos acima de 60 anos. As pessoas precisarão tomar apenas uma dose do imunizante.
“Normalmente, as vacinas precisam mais de uma dose, mas como praticamente todo mundo teve contato com esse vírus durante a vida, essa dose funciona como dose de reforço. Se essa uma dose ela vai ser suficiente para muitos anos de proteção, nós só saberemos com o tempo”, diz Jorge Kalil, professor titular da Faculdade de Medicina da USP.
Leia também: Exército brasileiro antecipa reforço militar para Roraima por conta de tensão entre Venezuela e Guiana
A bronquiolite é a terceira principal causa de síndrome respiratória aguda grave no Brasil. Fica atrás apenas de gripe e Covid-19. A doença inflama as ramificações que levam o ar para dentro dos pulmões. A condição é mais grave em idosos.
“19% dos idosos aqui no Brasil tem bronquiolite por vírus sinciciais respiratório e evolui para a morte, isso com dados de 2023, mostrando que realmente o impacto em saúde pública é bem grande”, explica Alexandre Naime, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Ainda não há expectativa para disponibilização para vacina a crianças menores de seis meses, que também têm risco maior para bronquiolite.
“Ela não foi testada nesta faixa etária e nem sabemos se será testada porque é sempre complicado de testar uma vacina em crianças. Uma possibilidade seria a fazer a imunização de mulheres grávidas para que quando o neném nascer ela transmitir, né? Os seus anticorpos para criança através do leite e desta forma protegê-la”, afirma Kalil.
Leia também: Justiça de SP condena Fernando Cury por importunação sexual contra Isa Penna
REDES SOCIAIS