Notícias

Com presença de Bolsonaro, Javier Milei toma posse na Argentina neste domingo (10)

Evento contou com líderes do Uruguai, Paraguai, Ucrânia e Hungria; o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. Os governadores de SP, RJ e SC também foram à Argentina


10/12/2023 12h26

Javier Milei assume neste domingo (10) a Presidência da Argentina com uma tradição que se repete há mais de 150 anos: a transmissão da faixa presidencial entregue por Alberto Fernández.

Leia mais: População de Gaza está passando fome, diz vice-diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, conduziu a abertura da cerimônia de transmissão de poder para o presidente eleito, Javier Milei, e anunciou formalmente o libertário como presidente. Antes da cerimônia, Kirchner foi flagrada fazendo um gesto obsceno para a multidão em frente ao Congresso.

Javier Milei assinou o livro dos presidentes e fez seu juramento. "Juro por estes santos evangelhos desempenhar com patriotismo o cargo de presidente da Argentina e observar fielmente o que determina a constituição da Argentina".

Presidente eleito chegou ao Congresso em carro fechado, assinou termo de posse e recebeu a faixa de Fernández. Ele não discursou, sua vice, Victoria Villaruel, fez um breve agradecimento.

Líderes de países como Uruguai, Paraguai, Ucrânia e Hungria, além do rei da Espanha, participam da cerimônia, assim como nomes da extrema direita mundial.

O Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. Os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ) e Jorginho Mello (SC), além de Jair Bolsonaro, também foram à Argentina.

Do lado de fora do Congresso, o novo presidente da Argentina discursou para a multidão. "Hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país", disse Javier Milei.

"Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Brigas que só conseguiram destruir o nosso país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade", concluiu o presidente.

Leia também: Tornado deixa seis mortos no estado do Tennessee, nos Estados Unidos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido