Solo em Maceió afunda 12,5 cm nas últimas 24h, diz Defesa Civil
Velocidade da movimentação passou de 0,54 cm/h para 0,52 cm/h
10/12/2023 14h09
A Defesa de Civil de Maceió informou neste domingo (10) que o solo na área da mina da Braskem afundou 12,5 cm nas últimas 24h. O resultado mostra uma pequena desaceleração na movimentação, que passou de 0,54 cm/h para 0,52 cm/h.
Agora, a mina chegou a 2,35 metros de afundamento desde o dia 30 de novembro, quando a medição começou a ser feita.
Leia mais: Tornado deixa seis mortos no estado do Tennessee, nos Estados Unidos
A mina afunda cerca de meio centímetro por hora, de acordo com as autoridades do local. Apesar da pequena desaceleração, a Defesa Civil mantém o alerta. Além disso, o órgão pediu que a população não transite na área desocupada.
"Até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo", diz a nota.
No início de dezembro, o governo federal decretou emergência na cidade de Maceió por causa do afundamento do solo em bairros da cidade. Ao todo, o desastre ambiental afetou cerca de 55.000 pessoas, que foram realocadas– e 14.000 imóveis, que precisaram ser desocupados. .
O afundamento e o aparecimento de rachaduras no solo foram registrados em cinco bairros da capital alagoana: Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.
Leia mais: Com presença de Bolsonaro, Javier Milei toma posse na Argentina neste domingo (10)
REDES SOCIAIS