O presidente Lula recebeu na tarde desta segunda-feira (11) a família do brasileiro Michel Nisenbaum, desaparecido em Israel desde os primeiros ataques do Hamas, no dia 7 de outubro. O homem é de Niterói e se mudou para Israel há 35 anos. No Oriente Médio, Nisenbaum mora em Sderot, que fica perto da Faixa de Gaza.
Segundo relato de parentes, no dia do ataque ele estava falando com um familiar no telefone quando a ligação foi interrompida. Os familiares retornaram a ligação e, segundo relatam, um voz masculina respondeu apenas com a palavra "Hamas" em árabe.
Leia também: COP 28: Noruega anuncia doação de mais R$ 245 milhões para o Fundo Amazônia
‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ são os filmes mais populares no Google em 2023
Os familiares do brasileiro acreditam que ele foi sequestrado e citam como uma evidência um vídeo divulgado pelo grupo armado exibindo pertences de israelenses sequestrados. Nessas imagens, seria possível identificar a carteira de Michel. Ele tem duas filhas e cinco netos em Israel.
De acordo com o Itamaraty, Nisenbaum tem dupla cidadania e é tratado pelas autoridades brasileiras como desaparecido. O presidente Lula tem mobilizado a diplomacia brasileira para defender um cessar-fogo e a construção da paz entre Israel e o Hamas. Além disso, o petista faz apelos frequentes para a libertação dos reféns e para a preservação das vidas dos civis.
REDES SOCIAIS