Apenas 17% da população brasileira tomou a vacina bivalente contra Covid-19
São Paulo é o estado com maior aplicação do imunizante, enquanto Pará, Mato Grosso do Sul e Alagoas estão com os piores índices
14/12/2023 16h05
Dados do Ministério da Saúde revelaram que, quase um ano após o início da aplicação no Brasil, a procura pela vacina bivalente da Covid-19 é muito baixa. A cobertura vacinal é de apenas 17%.
São Paulo lidera o ranking de vacinação, com 23% da população imunizada, seguido por Distrito Federal e Piauí, os dois com 20%. Pará, Mato Grosso do Sul e Alagoas são os estados com menor cobertura, apenas 11%.
A vacina bivalente é aplicada em todos os adultos acima de 18 anos e em adolescentes acima de 12 anos com comorbidades, que são considerados grupos de risco. Pode procurar o posto de vacinação quem tomou, pelo menos, duas doses da monovalente.
O Ministério lembrou que, mesmo com o fim da emergência sanitária da Covid-19 em todo mundo, a doença ainda mata, principalmente idosos e pessoas com comorbidades.
Leia também: Preço de alimentos para consumo em domicílio cresce mais do que o de refeições fora de casa
A pasta já criou uma nova campanha para pessoas com mais de 60 anos e para imunocomprometidos com mais de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de seis meses. Elas deverão tomar uma nova dose do imunizante.
Vale lembrar que, em 2024, a vacina bivalente será incluída no calendário nacional de vacinação para crianças entre seis meses e cinco anos. Dessa maneira, o esquema de vacinação contará com três doses. Aqueles que já receberam as vacinas em 2023 não precisarão repeti-las.
REDES SOCIAIS