Notícias

Venezuela e Guiana chegam a acordo na questão que envolve Essequibo

Consenso proíbe ameaças e o uso da força; representantes diplomáticos também se dispuseram a realizar um novo encontro no Brasil


15/12/2023 08h39

A reunião entre Nicolás Maduro e Irfaan Ali, presidentes da Venezuela e da Guiana, respectivamente, fez com que ambas as nações chegassem a um acordo na última quinta-feira (14). 

Nas últimas semanas, flertes do governo venezuelano com a possibilidade da anexação de Essequibo - território que é alvo de disputas há décadas e, desde o fim do século XIX, está sob controle guianense - fizeram com que as tensões entre os dois países escalassem.

O consenso em questão proíbe ameaças e o uso da força no conflito. Representantes diplomáticos das nações também se dispuseram a realizar um novo encontro no Brasil.

Leia mais: Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 18,7 mil mortos

Alexandre de Moraes vota a favor da condenação de outros 29 réus pelo 8 de janeiro

Recentemente, a Corte Internacional de Justiça decidiu que Caracas não pode anexar a região. O local corresponde a aproximadamente 70% do atual território guianense e é residência para cerca de 125 mil pessoas.

Dias depois, Maduro divulgou o que seria o “novo mapa” da Venezuela com Essequibo. "Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo mapa da Venezuela com a nossa Guiana Esequiba", escreveu o presidente do país por meio de sua conta nas redes sociais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido