Lula escolhe advogada Carol Proner, mulher de Chico Buarque, para Comissão de Ética Pública
Grupo é responsável por investigar denúncias envolvendo membros do governo
23/12/2023 20h46
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a jurista Caroline Proner, 49, para cargo de três anos na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A advogada é casada com o cantor Chico Buarque. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União neste sábado (23).
A comissão é diretamente ligada à presidência, e tem como atribuição investigar denúncias que envolvam membros do governo. As penas podem ir de advertência à indicação de exoneração para os órgãos competentes.
Leia mais: Temporal provoca alagamentos e quedas de árvores na capital paulista
"Recebi, com muita alegria e honra, o convite do presidente Lula para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República", disse Proner sobre a nomeação.
O trabalho na Comissão não prevê remuneração para seus membros, uma vez que é um cargo honorífico. A função é considerada de "prestação de relevante serviço público".
Casada com Chico Buarque desde 2021, a advogada Carol Proner é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e integra o Grupo Prerrogativas.
A advogada vinha trabalhando como assessora internacional do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
REDES SOCIAIS