Nesta quinta-feira (28), a TV Cultura exibe o documentário inédito 'Liceu 150 Anos - Entre a Arte e o Ofício', em comemoração ao aniversário da instituição de educação que completa 150 anos em dezembro deste ano. Produzido pela Cultura e com direção do cineasta Ricardo Elias, a produção vai ao ar às 23h.
A produção mostra o que o MASP, o Congresso Nacional, o Theatro Municipal de São Paulo, a Catedral da Sé e a estátua do Duque de Caxias têm em comum. Todos esses ícones da cidade de São Paulo e do Brasil têm a mão do Liceu de Artes e Ofícios de SP.
O Liceu nasceu em 1873 como uma sociedade propagadora de educação. Uma parte da elite paulistana preocupada com a escassez de mão de obra de qualidade na cidade resolve fornecer educação primária gratuita para a população mais pobre, isso antes da abolição da escravatura.
A escola passou por muitos períodos e é surpreendente como se adaptou e se modificou ao longo dos anos. Uma das primeiras mudanças foi quando o arquiteto e engenheiro Ramos de Azevedo assume a direção da escola e a transforma numa escola técnica com cursos de marcenaria e serralheria.
Leia também: Lula viaja ao Rio de Janeiro nesta terça (26) para recesso de fim de ano
Durante muito tempo, a marcenaria do Liceu foi sinônimo de excelência. Seus móveis até hoje são reconhecidos pelo requinte e qualidade. A serralheria ajudou a construir a cidade de São Paulo. Os portões de vários bancos da rua 15 de Novembro foram feitos no Liceu. Victor Brecheret, talvez o mais renomado aluno do Liceu, construiu toda a estátua do Duque de Caxias nas oficinas da escola. Anos depois, o Liceu ajudou a construir o Aeroporto de Cumbica, o primeiro metrô de São Paulo e os caixilhos do MASP.
O Liceu de São Paulo possui um Centro Cultural inaugurado em 1980 com uma exposição de réplicas de gesso feitas a partir dos originais europeus. Atualmente, na frente do Liceu há um enorme Davi de Michelangelo na entrada, réplica retirada em cima do original e também possui uma réplica da Pietá de Michelangelo.
Renomada escola de São Paulo com alto índice de aprovação nas principais universidades, o Liceu possui uma parte paga e outra com alunos bolsistas. É mantida pela LAO Indústria, uma das principais fábricas de hidrômetros (medidores de água) da América Latina, criada em 1929.
Com 50 minutos, o documentário mostra alunos que tiveram sua vida modificada pelo Liceu e depoimentos que ajudam a reconstruir essa história. Um vasto material de arquivo da instituição e da própria TV Cultura serve de apoio para a produção.
Leia também: Tarcísio regulamenta lei de acesso a cannabis medicinal no SUS em SP
REDES SOCIAIS