Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), São Paulo está sob alerta para chuvas intensas, ventos fortes e ressaca no litoral entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). Uma nova frente fria avança pelo Sul do país, trazendo chuva intensa e queda nas temperaturas nos três estados da região.
No litoral paulista, espera-se que o volume de chuvas no próximo final de semana ultrapasse o total acumulado previsto para o mês de abril. Deve-se registrar entre 150 milímetros e 250 milímetros, com picos de até 350 milímetros, entre esta sexta-feira (4) e a madrugada de domingo (6). A média histórica para este mês na região é de 200 milímetros.
Leia também: Silenciosamente, Hamas retira mortes em balanço com número de vítimas em Gaza, aponta relatório
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná têm previsão de temporais. Cidades gaúchas e paranaenses devem registrar os maiores volumes de chuva. Jaguarão (RS), Gramado (RS), Nova Prata (RS) e Santa Terezinha de Itaipu (PR) estão entre as cidades com maiores acumulados de chuva previstos.
As temperaturas irão despencar em cidades do Rio Grande do Sul e Minas Gerais já nesta quinta-feira (3), chegando a 15°C. As menores temperaturas devem ser registradas com mínimas de 6°C, em Urupema, São Joaquim e Santa Catarina.
Ressaca nos litorais brasileiros:
No litoral do Espírito Santo as ondas podem alcançar picos entre 2 metros e 2,5 metros, no domingo (6). O mar continuará bastante agitado também na segunda-feira (7). O Rio de Janeiro também terá agitações, começando na madrugada de sábado (5) e se estendendo até domingo (6). As ondas podem chegar até três metros de altura.
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca nº 082/2025, alertando para as condições adversas no mar para o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A ressaca é provocada pela passagem de ciclones extratropicais e por um sistema de alta pressão atmosférica, que intensificam os ventos na região.
Leia também: Sem Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Marçal lideram entre eleitores da direita para 2026
REDES SOCIAIS