Kim Jong-un ordena que exército da Coreia do Norte se prepara para “possível guerra”
Durante reunião anual do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, líder do país afirmou que conflito pode começar a qualquer momento
31/12/2023 15h49
O líder norte-coreano Kim Jong-un ameaçou a Coreia do Sul com um ataque nuclear neste domingo (31) e deu ordem para suas tropas se prepararem para uma “possível guerra”. A informação foi divulgada pela agência estatal KCNA.
As declarações aconteceram durante reunião anual do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
"Uma guerra pode explodir a qualquer momento na península devido aos movimentos temerários dos inimigos para nos invadir", disse Kim.
O posicionamento só aumenta a escala de tensão na região. Em novembro, o governo norte-coreano colocou um satélite militar em órbita. Desde então, afirma que há imagens das posições militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Além disso, o país fez inúmeros testes nucleares.
Leia também: Pescadores são resgatados após ficarem ilhados em bloco de gelo nos EUA
"Devemos responder rápido a uma possível crise nuclear e continuar acelerando os preparativos para pacificar o território inteiro da Coreia do Sul, mobilizando todos os meios físicos e forças, incluindo a nuclear, em caso de emergência”, completou.
Diante desse cenário, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos intensificaram sua união na área da defesa. Foi feito um sistema para compartilhar dados em tempo real dos lançamentos de mísseis norte-coreanos.
REDES SOCIAIS