Governo de Israel anuncia retirada de parte das tropas e tanques da Faixa de Gaza
Movimentação faz parte do plano de reduzir o número de tropas atuando no território palestino
01/01/2024 18h45
O exército de Israel retirou uma parcela significativa de suas tropas e tanques da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (1º). A ação faz parte do plano anunciado pelo governo para reduzir o número de tropas atuando no território palestino.
Este é o recuo mais significativo anunciado publicamente desde o início da guerra, que começou em outubro do ano passado.
Em comunicado do governo israelense, pelo menos duas brigadas que estão no território do conflito vão ser enviadas para casa. Outras três brigadas vão retornar para treinamentos. Cada uma das brigadas é formada por cerca de quatro mil soldados.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, também explicou que a retirada fará com que moradores de algumas comunidades ao sul de Gaza poderão retornar às suas casas.
Leia também: Itamaraty informa que nenhum brasileiro foi atingido pelo terremoto no Japão
Apesar do recuo, Israel não deixará o conflito. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o conflito vai seguir este ano "por todas as frentes" até que haja uma vitória israelense.
O Ministério da Saúde palestino informou na última quinta-feira (28) que a atuação das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza já deixou ao menos 21.320 mortos e 55.603 feridos desde o dia 7 de outubro.
REDES SOCIAIS