“Não faz sentido retomar o Fies”, afirma reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
Ao analisar plano do Ministério da Educação de retomar programa, José Vicente diz que modelo está ultrapassado e é necessário novas estratégias
09/01/2024 11h18
O Ministério da Educação (MEC) tem planos para relançar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa que financia a graduação em instituições privadas de ensino superior. Projeto foi lançado em 1999 com objetivo de incluir mais jovens nas universidades. No Jornal da Cultura da última segunda-feira (8), o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, analisou a decisão do MEC e fez críticas a decisão.
“Do jeito que está, e esteve, não faz sentido retomar o FIES. E por um motivo muito simples: você só pode pagar alguma coisa, se você tiver dinheiro para fazer isso. Um jovem formado, para ter dinheiro no bolso, precisa de emprego. O país não cresce há 15 anos e não se tem emprego para os jovens. Logo, ele nunca terá dinheiro para pagar essa mensalidade”, explicou Vicente.
Diante do atual cenário do país, o reitor afirmou que é necessário outro tipo de estratégia para colocar o jovem na Universidade.
Leia também: Governantes têm que ser "firmes na regulação das redes sociais", opina Lula
REDES SOCIAIS