Portugal aprova mudança que facilita a emissão da cidadania a brasileiros; entenda
Foi implementado um artigo na Lei da Nacionalidade, que modifica o prazo de residência para uma pessoa solicitar a cidadania portuguesa
11/01/2024 17h00
O parlamento de Portugal aprovou uma mudança, na última sexta-feira (5), que pode facilitar a emissão da cidadania portuguesa a brasileiros. Foi incluído, então, o Artigo 15º na Lei da Nacionalidade, que altera o prazo de residência para um candidato fazer a solicitação.
Na legislação atual, uma pessoa precisa morar legalmente no país por cinco anos para poder fazer o pedido da cidadania.
No entanto, esse período só começava a ser contabilizado a partir da emissão da autorização de residência. Segundo os deputados, esse documento demorava dois anos ou mais para ser emitido, devido ao acúmulo de solicitações e atraso na análises dos processos.
Leia mais: Microsoft ultrapassa Apple como empresa mais valiosa do mundo
Ou seja, se uma pessoa mora há três anos em Portugal e só receber a autorização de residência hoje, esse período anterior de moradia não seria contabilizado.
Agora, com a mudança na Lei, que ainda será regulamentada, esses ‘anos perdidos’ entrarão na computação, o que diminui o tempo de residência para uma pessoa ser considerada cidadã portuguesa.
De acordo com dados divulgados, em setembro de 2023, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 393 mil brasileiros residem oficialmente em Portugal.
REDES SOCIAIS