Notícias

Coreia do Norte faz novos testes militares por meio de disparos

Enquanto o Japão diz que o projétil caiu no mar, a Coreia do Sul afirmou que ainda não sabe dizer ao certo a distância que o míssil atingiu


14/01/2024 14h52

A República Popular Democrática da Coreia - nome oficial da chamada “Coreia do Norte” ou “Coreia Popular” - fez novos testes por meio de disparos neste domingo (14).

Enquanto a guarda costeira do Japão diz que o projétil caiu no mar, as autoridades da República da Coreia - nome oficial da chamada “Coreia do Sul” - afirmou que ainda não sabe dizer ao certo a distância que o míssil balístico atingiu.

Provocações dos EUA

A escalada das tensões na região não começou hoje. Em meados de dezembro do ano passado, a Coreia Popular lançou um míssil balístico de curto alcance após os Estados Unidos enviarem um submarino nuclear à base naval de Busan, na República da Coreia.

Segundo o governo norte-coreano, o envio do USS Missouri à base sul-coreana pôde ter sido classificada como o "prelúdio de uma guerra nuclear".

Aproximadamente três semanas antes, outro submarino nuclear vindo dos EUA havia chegado a outra base sul-coreana. O último lançamento norte-coreano antes dessa situação havia acontecido em julho.

Possível guerra

Dias depois, Kim Jong-un deu ordem para as tropas norte-coreanas se prepararem para uma “possível guerra”. A informação foi divulgada pela agência estatal KCNA.

"Uma guerra pode explodir a qualquer momento na península devido aos movimentos temerários dos inimigos para nos invadir", disse o líder da nação.

Leia mais: Palácio do Planalto é reaberto para visitação a partir deste domingo (14)

Eleições de Taiwan não farão os EUA apoiarem a independência da ilha, diz Biden

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido